Institucional
Institucional
Quem somos

O SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – foi criado pela Lei Municipal Nº 009, em 16 de março de 1993, definido como uma Autarquia Municipal com personalidade jurídica própria, dispondo de autonomia econômica, financeira e administrativa, iniciou suas atividades com o objetivo de gerenciar o serviço de captação, tratamento e distribuição de Água no Município de Cocal do Sul.

Em 05 de julho de 1993 o poder público municipal celebra convênio técnico/administrativo junto à Fundação SESP, entidade que pertencia ao Governo Federal, atualmente FUNASA, que juntos deram continuidade aos trabalhos de melhorias no sistema de abastecimento e distribuição de água no Município.

Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional de Cocal do Sul, o SAMAE atende aproximadamente 99% da população do município, com redes de distribuição de água, que chegam aproximadamente em 200km, atingindo as áreas urbana e rural. São em torno de 5800 ligações e quase 6.500 economias abastecidas. No que tange ao tratamento de esgoto sanitário atualmente o Município de Cocal do Sul não possui tratamento, mas passará a ter em breve 33% de esgoto sanitário tratado, com a conclusão das obras de saneamento no município.

O sistema de tratamento e distribuição de água conta com uma Estação de Tratamento Convencional situada na Rua Zelcy Paulo Búrigo, s/n, Bairro Jardim Itália que trata cerca de 64l/s de água e uma Sede Administrativa localizada na Rua Lisboa, n. 520, Bairro Jardim Bela Vista, dividido em Serviços administrativos, Serviços técnicos, Garagem e Almoxarifado, totalizando 23 servidores em atuação nestes departamentos.

Manter as equipes bem equipadas é fundamental para atender as ocorrências com a falta de água e problemas nas redes coletoras de esgoto com mais agilidade. Nossa frota é composta por 08 veículos, 02 motocicletas e 01 máquina Retroescavadeira.

Com as inúmeras obras realizadas, o SAMAE ocupa um destaque especial na região, pois vem atendendo os anseios dos cidadãos cocalenses trazendo conforto, saúde e bem estar para a comunidade, pois Água Potável é Vida.

Estrutura

Com o objetivo de ser reconhecido com referência entre os Serviços Públicos Municipais da Região Sul de Santa Catarina em qualidade e inovação no saneamento básico e foco na satisfação do consumidor, possuímos servidores competentes e motivados para o exercício das suas atribuições funcionais.

De acordo com acordo com a lei Nº. 804, de 27 de junho de 2007, o SAMAE de Cocal do Sul dispõe de 23 servidores, sendo 22 efetivos e 01 Diretor Geral, divididos em:

Área administrativa
– São de sua responsabilidade as atividades dos departamentos: financeiro, contábil, compras, recursos humanos, almoxarifado, serviços gerais, sendo:
Auxiliar Administrativo
Leiturista
Escriturário
Técnico em Contabilidade

Área comercial
– São de sua responsabilidade as atividades dos departamentos: atendimento, corte/cobrança, faturamento/arrecadação, leitura de medidores.

Área técnica
– São de sua responsabilidade as atividades dos departamentos: engenharia, projetos, controle da qualidade da água e execução de serviços, sendo:
Auxiliar de Serviços Gerais
Vigilante
Auxiliar de Operações
Encanador
Operador de Máquinas
Operador de ETA/ETE
Oficial Técnico

Frota de veículos
- Manter as equipes bem equipadas é fundamental para atender as ocorrências com a falta de água e problemas nas redes coletoras de esgoto com mais agilidade.

Nossos princípios

Missão
Oferecer serviços de abastecimento de água, visando atender os Planos Municipais de Saneamento Básico, atingir sempre os primórdios na satisfação dos clientes e colaboradores com auto sustentabilidade econômica, financeira e responsabilidade sócio ambiental.

Visão
Ser reconhecido com referência entre os Serviços Públicos Municipais da Região Sul de Santa Catarina em qualidade e inovação nos serviços de saneamento básico, com foco na satisfação do consumidor.

Valores

•Transparência;
•Comprometimento;
•Profissionalismo;
•Comportamento Ético;
•Visão empreendedora;
•Responsabilidade socioambiental;
•Valorização e desenvolvimento humano;
•Sustentabilidade econômica e financeira.