Perguntas e Respostas
            
        Perguntas e Respostas
        
          Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?        
        
          No site você pode retirar a 2ª via da sua fatura e com ela efetuar 
normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o
 seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você
 também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, 
basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da 
matricula.        
      
          O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?        
        
          Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível 
que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos 
programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as 
medidas a serem tomadas para saná-lo.        
      
          O que é preciso para fazer a ligação de água?        
        
          Para solicitar um pedido de ligação provisória para construções ou 
definitiva, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar 
os seguintes documentos (original):
• Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”.
      • Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”.
          O que é preciso para fazer a ligação de água?        
        
          Para solicitar um pedido de ligação provisória para construções ou 
definitiva, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar 
os seguintes documentos (original):
• Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”
      • Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”
          O que é uma certidão negativa de débito?        
        
          É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou 
seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que
 não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.        
      
          O que é água potável?        
        
          A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 
2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de 
potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o 
consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A
 água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso 
controle de analises físico-química e bacteriológica        
      
          Onde posso efetuar o pagamento da minha fatura?        
        
          Você pode efetuar o pagamento de sua fatura direto nas Casas Lotéricas, 
Banco SICOOB, CAIXA e BRADESCO e Lojas Conveniadas ou em Débito 
Automático nos Bancos SICOOB, Caixa, Bradesco e Banco do Brasil.        
      
          Por que a água após uma manutenção na rede pública tem sua qualidade reduzida?        
        
          A equipe operacional é responsável por efetuar as manutenções e realizar
 os procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem 
alterações na qualidade da água para o cliente. Ainda sim, se houver 
alguma alteração o cliente deve fechar o registro localizado no cavalete
 e entrar em contato com a concessionária.        
      
          Por que minha água está branca?        
        
          Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O 
produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de 
sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspectos é 
semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto 
esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de 
distribuição, que reage com o oxigênio presente na água. Quando isso 
ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente 
ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há 
perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente        
      
          Por que é importante ter uma caixa d'gua em minha casa?        
        
          O SAMAE trabalha para fornecer água de qualidade e atender a crescente 
demanda. Contudo, quando se faz necessário a realização de reparos na 
rede pública, fecham-se os registros e áreas são isoladas. Deste modo, 
até terminar a operação de manutenção, realizar a descarga de água 
necessária e novamente preencher as tubulações pode levar algumas horas e
 sendo assim, sem caixa d’água os clientes ficarão sem água para 
execução de suas atividades cotidianas.  Ainda, a existência de caixa 
d’água em residências esta previsto no código de obras do município.        
       
   
             
             
             
   
       (48) 3447 0887
 (48) 3447 0887  (48) 99978 4639
(48) 99978 4639 
    
       
       
       
       
      