Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?
No site você pode retirar a 2ª via da sua fatura e com ela efetuar
normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o
seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você
também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso,
basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da
matricula.
O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?
Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível
que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos
programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as
medidas a serem tomadas para saná-lo.
O que é preciso para fazer a ligação de água?
Para solicitar um pedido de ligação provisória para construções ou
definitiva, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar
os seguintes documentos (original):
• Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”.
• Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”.
O que é preciso para fazer a ligação de água?
Para solicitar um pedido de ligação provisória para construções ou
definitiva, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar
os seguintes documentos (original):
• Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”
• Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”
O que é uma certidão negativa de débito?
É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou
seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que
não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.
O que é água potável?
A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria
2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de
potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o
consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A
água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso
controle de analises físico-química e bacteriológica
Onde posso efetuar o pagamento da minha fatura?
Você pode efetuar o pagamento de sua fatura direto nas Casas Lotéricas,
Banco SICOOB, CAIXA e BRADESCO e Lojas Conveniadas ou em Débito
Automático nos Bancos SICOOB, Caixa, Bradesco e Banco do Brasil.
Por que a água após uma manutenção na rede pública tem sua qualidade reduzida?
A equipe operacional é responsável por efetuar as manutenções e realizar
os procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem
alterações na qualidade da água para o cliente. Ainda sim, se houver
alguma alteração o cliente deve fechar o registro localizado no cavalete
e entrar em contato com a concessionária.
Por que minha água está branca?
Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O
produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de
sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspectos é
semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto
esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de
distribuição, que reage com o oxigênio presente na água. Quando isso
ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente
ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há
perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente
Por que é importante ter uma caixa d'gua em minha casa?
O SAMAE trabalha para fornecer água de qualidade e atender a crescente
demanda. Contudo, quando se faz necessário a realização de reparos na
rede pública, fecham-se os registros e áreas são isoladas. Deste modo,
até terminar a operação de manutenção, realizar a descarga de água
necessária e novamente preencher as tubulações pode levar algumas horas e
sendo assim, sem caixa d’água os clientes ficarão sem água para
execução de suas atividades cotidianas. Ainda, a existência de caixa
d’água em residências esta previsto no código de obras do município.