Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Cadastro de Redes
13/12/2017
13/12/2017
As novas possibilidades de comunicação demandam uma dinâmica de tempo e espaço, com uma crescente inovação tecnológica que atinge todos os aspectos da vida contemporânea ultrapassando fronteiras. Nesse contexto, o SAMAE vem buscando soluções baseadas em Geoprocessamento, permitindo que as informações obtidas possam ser utilizadas no planejamento e desenvolvimento do sistema de abastecimento de água.
A implantação de um cadastro das redes de água com a implementação do software livre GeoSan de forma integrada com o cadastro comercial Gsan, facilitando ao suporte técnico o acompanhamento de áreas críticas de abastecimento através de técnicas de geoprocessamento.
Administrar o fluxo de água para toda a cidade não é uma tarefa fácil, uma vez que a quantidade de informações geográficas é grande. Para um melhor controle da situação como um todo, é preciso ter acesso a informações sobre tubulações, válvulas, hidrantes, instalações de armazenamento, enfim, sobre todos os pontos relevantes.
Sistemas de automação e telemetria do Sistema de Abastecimento de Água
Trata-se da automação, monitoração e controle, em tempo real. Este sistema, através do aplicativo CLP Altus para automação dos dados fornecidos remotamente via GPRS, software supervisório Ifix , permite o controle remoto das bombas e o monitoramento do nível água dos reservatórios, dosagens dos produtos químicos, macromedidores e pH, com o intuito de facilitar a operação de abastecimento de água.
O sistema de telemetria é necessário para:
• Garantir o abastecimento da população;
• Monitorar em tempo real o funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema;
• Armazenar e apresentar dados históricos sobre a qualidade do abastecimento;
• Alarmar vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões;
• Prevenir e minimizar perdas;
• Enfim, garantir a qualidade dos serviços prestados.
Dotado de computadores e monitores, o CCO (Centro de Controle e Operação) permite que a equipe de operação supervisione e controle o funcionamento de todo o sistema de abastecimento de água do município. Do centro de operações é possível comandar de forma automática e manual o funcionamento de elevatórias, reservatórios, boosters, macro medidores de vazão e qualquer outro dispositivo eletromecânico que esteja interligado.